Pesquisa: Recolocação Profissional

domingo, 13 de junho de 2010


O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo para pessoas que buscam a recolocação profissional na medida em que seu formato abrange cada vez mais exigências a respeito dos perfis e vagas a serem preenchidas por estas pessoas, então chamadas de "candidatos". Neste cenário, emerge mais uma possibilidade de atuação para psicólogos, pedagogos e profissionais de RH, a exemplo de fornecer a este mercado de mão-de-obra disponível, orientações sobre elaboração de currículo, conduta em processo seletivo e recolocação profissional.
Todo comportamento, de acordo com a Análise do Comportamento Humano e a filosofia do Behaviorismo Radical de B.F. Skinner é selecionado por sua conseqüência e é fruto da relação entre sujeito - ambiente. Por tanto, nesta linha de raciocínio podemos afirmar que o (s) comportamento (s) de se recolocar no mercado de trabalho é selecionado por suas conseqüências, na medida em que empregados, acabamos por ter acesso a diversos reforçadores positivos e generalizados como dinheiro, atenção, status profissional e social, dentre outros estímulos reforçadores conseqüentes ao exercício de um cargo ou função no ambiente organizacional, além de ser paralelamente, fruto de uma relação (sujeito - ambiente), na medida em que a recolocação depende das ações do sujeito ( ter um bom currículo, ter feito cursos, sair a procura de emprego, confeccionar um currículo, etc.) e do ambiente (Empresa ter acesso ao perfil do candidato, investir em fontes de recrutamento, entrevistar o candidato, oferecer uma vaga atrativa, etc).
As Organizações vêem se posicionando firmemente quanto as suas necessidades. Basta passarmos na porta de uma agência de empregos que logo daremos de cara com as exigências:
A) Segundo grau completo à pós - graduação cursando;
B) Informática usuário à avançado;
C) Experiência acima de 1 ano na função;
D) Resida próximo;
E) Conhecimentos específicos;
F) Idiomas;
G) Etc.
Mas em nenhum momento, ou raramente, estamos presenciando que estas Organizações investem em algum movimento para orientar, conscientizar, informar ou preparar este mercado de mão-de-obra.
O primeiro passo é elaborar um bom currículo, não há um modelo certo, o importante é que seja objetivo completo e coerente com a função que você vai pleitear. Se você tem experiência na área administrativa e na área de vendas, é aconselhável que possua 2 perfis de currículo: 1 para vendas e 1 para área administrativa

A recolocação profissional pode ocorrer por diversas relações sujeito - ambiente:

> Candidato - Indicação
> Candidato - Organização
> Candidato - Agências de emprego
> Candidato - Sites de empresas
> Candidato - Empresas de recolocação
> Candidato - Organizações sem fins lucrativos
> Candidato - Cooperativas
> Candidato - Trabalho Informal
> Candidato - Agente de Integração
> Candidato - Núcleo de Estágios da escola / Universidade
> Etc.

Com este levantamento, a primeira coisa a se fazer (considerando que o seu currículo já está de acordo com o seu perfil profissional) é verificar em qual (is) situação (ões) o candidato se enquadra. O currículo quando está em nossa casa, em nossa gaveta, ou ainda nem foi impresso, diminui a probabilidade de participarmos da fase de recrutamento das empresas e conseqüentemente dos processos seletivos. Atualizá-los e cadastrá-los em um maior número possível de empresas é o 2º passo para alavancar a sua recolocação.

Em um 3º momento, é ficar sensível a nossa postura em fases de entrevistas e dinâmicas. Toda profissão tem o seu mau profissional. Em RH não é diferente, ainda temos na área de Recrutamento e Seleção profissionais que deveriam ser reciclados e atualizados, porém, o que eu chamo de ficar "sensível" a nossa postura em entrevistas e dinâmicas é que o fato de uma elevada freqüência de reprovações pode dar dicas de que alguma coisa que estamos fazendo não está legal. Todo mundo que já foi em uma entrevista de emprego ouviu a frase: "A Gente te liga". Quando você não receber esta ligação, entre em contato com a empresa, não com o objetivo de dar uma bronca pela não ligação, mas sim para obter a título de desenvolvimento, o seu feedback. Precisa estar em dia com o check lista:
A) Aparência;
B) higiene pessoal;
C) Apresentação e comunicação;
D) Postura;
E)Etc.

Em um 4º momento, usarei como referência o livro “metacompetência” de Eugênio Mussak, onde em determinada parte do livro, o autor nos repassa a importância de estarmos sempre distantes de sermos profissionais acomodados e buscar um desenvolvimento pessoal e profissional constante. Esta 4º etapa visa mantê-lo atualizado as tendências do mercado. Hoje, você pode ser um bom profissional e ter um bom currículo, amanhã ou daqui a alguns anos, pode ser que você precise de reciclagem e atualizações.

Finalizando, não há um mapa ou bula mágica que garanta a recolocação, o que há são orientações de condutas que aumentem a probabilidade futura da sua recolocação. Quanto mais respostas emitir, mais conseqüências você gerará. Estas conseqüências certamente retroagirão de alguma maneira em seu repertório comportamental.

Projeto para Recolocação

Deve-se iniciar preparando o espaço para execução de um projeto, quando seu superior lhe designa um projeto, uma meta, ou algo do gênero você utiliza seu espaço para se concentrar a alcançar o objetivo, desta forma você deverá agir quando o assunto é seu novo emprego, pois mais importante que apresentar um resultado para seu superior é gerar um resultado para sua carreira profissional, assim sendo monte uma home office em sua casa, de preferência um computador (não precisa ser uma super máquina, tendo Word e possibilidade de acesso à internet é o suficiente), acesso a internet por banda larga (150 kpbs já supre a necessidade), e uma impressora. Caso esteja desemprego estipule um horário de trabalho em prol de sua recolocação, o ideal é usar o horário comercial, das 08:30 h as 18:00 h com horário de almoço, bem com o projeto é só seu, será você mesmo quem estipulará as metas a serem alcançadas, nas metas estão:

=> Quantas prospecções diárias devem ser feitas;
=> Quantas visitas à empresa, envios de currículos devem ser feitos;
=> Quantos contatos com amigos devem ser efetuados (networking);

Poderia elencar muitas mais ações que podem ser desenvolvidas em prol de sua recolocação, mas abaixo friso algumas de suma importância:

=> Quando ocioso não fique em casa, se comunique, converse com pessoas, conheça novos lugares, apareça, lembre para ser lembrado;
=> Aproveite todas as feiras, cursos, simpósios, treinamentos, palestras, principalmente quando estes não exigem custos;
=> Estude suas antigas agendas, seu networking é seu maior patrimônio, mas saiba utilizar, não vá apenas buscar um emprego, vá re-encontrar amizades e a cada encontro angarie novas indicações de pessoas que contratam ou influenciem para contratar;
=> Fique atento(a) a internet, ela é o maior centro de informações;
=> Estudo uma boa e ética consultoria de recolocação para que seu projeto de recolocação possa ser mais assertivo.

Não esqueça de elaborar um ótimo currículo, antes da versão final faça uma biografia de sua vida profissional, é cansativo e ao mesmo tempo prazeroso e isto ajudará a lembrar de seus resultados.

Bem, o principal é que você não meramente procure emprego, mas sim faça um planejamento estratégico para esta busca, o que impactará em sua próxima proposta de trabalho.
Outplacement
É uma solução profissional, elaborada com o objetivo de conduzir com dignidade e respeito os processos de demissão nas companhias. É um sistema de ganha-ganha, que busca o beneficio de todos os envolvidos.
Os Serviços de outplacement, no início de seu desenvolvimento, eram somente oferecidos em países mais desenvolvidos. Com o advento da globalização, a solução se tornou um produto altamente procurado, e a prática de outplacement passou a ser mais procurada e oferecida em outros mercados. Os países que, anteriormente, eram imunes a mudanças na estrutura organizacional, passaram a estar expostos as mesma práticas comuns no primeiro mundo. Começaram a ocorrer fusões e aquisições, reengenharias e reestruturações, reorganizações e reduções de efetivo em busca de mais lucratividade em uma economia aberta e competitiva. Esta mudança na ordem mundial não trouxe apenas novas oportunidades ao mercado mas também novos desafios, empresariais e profissionais, característicos deste novo mundo que se formava. No Brasil, em meados da década de 80, as soluções de outplacement passaram a ser mais conhecidas, com o surgimento das primeiras empresas nacionais prestadoras deste tipo de serviço. Em meados da década de 90 começaram a chegar ao Brasil as primeiras empresas multinacionais do ramo, aumentando a competitivedade deste mercado. Hoje, no Brasil, este tipo de serviço conta com diversas empresas, nacionais e multinacionais, alem de profissionais e consultores autonômos, que dentre outros serviços oferecem soluções diversas de gestão de talentos, dentre elas o Outplacement.

Headhunter
O que é um Headhunter?
Headhunter ou caça-talentos é uma pessoa ou um grupo de pessoas ou empresas especializadas na procura de profissionais talentosos ou gestores de topo. A remuneração de um headhunter é geralmente uma percentagem do salário anual inicial do indivíduo recrutado. A sua participação nos processos de recrutamento pode ser importante quer para o candidato, quer para a empresa recrutadora, pela análise e identificação concreta das necessidades desta última.
Headhunter: como se tornar interessante para eles?
Entre outras coisas, o profissional precisa ter uma boa formação acadêmica, experiência de mercado e bom desempenho no emprego atual −
SÃO PAULO – A recuperação econômica, aliada à Copa do Mundo de Futebol, está aquecendo o mercado e levando o consumidor às compras. Como consequência, as empresas estão contratando mais, o que aumenta a chance de alguns profissionais serem abordados por headhunters. Assim, surge a pergunta: como se tornar interessante para eles?
De acordo com o headhunter e presidente da Junto Fast Recruitment, Ricardo Nogueira, para se tornar atraente aos olhos de um headhunter, o profissional precisa ter uma boa formação acadêmica, fluência em idiomas - em especial o inglês - e experiência de mercado.
Além disso, alerta Nogueira é essencial manter-se atualizado. “É interessante notar que a pessoa se preocupa em manter-se atualizada, especialmente quando ela não teve oportunidade de cursar um bom colégio, uma faculdade de ponta e ela busca fazer cursos de pós-graduação em instituições de qualidade”, diz ele.
Emprego atual

Ter um bom desempenho no emprego atual também conta pontos ao ser avaliado por um headhunter. Isso porque, explica Nogueira, a pessoa que se destaca na empresa em que está trabalhando acaba chamando atenção fora da companhia.
“Não importa o que faça, o profissional deve sempre entregar o melhor, acima do esperado. Se a chefia não o reconhecer, certamente os colegas estão vendo e se tornarão boas referências para ele”, afirma.
Por outro lado, a pessoa deve tomar o cuidado para, ao ser reconhecida, não esquecer de dividir o mérito com a equipe e para não aparecer de forma exacerbada. “As coisas acontecem naturalmente. Se a pessoa passar do limite, ficará com a imagem de que faz qualquer coisa para aparecer e isso não é visto com bons olhos”.
Visibilidade

Para que um profissional seja abordado por um headhunter, além de ter características interessantes, ele necessita ter visibilidade.
Dessa forma, é importante ter um bom networking, o que não significa conhecer centenas de pessoas, mas sim conhecer pessoas que realmente possam agregar valor à carreira.
Além disso, é necessário prestar atenção às redes sociais on-line, sobretudo ao Likedin, já que os headhunters costumam observar esses ambientes. Por isso, alerta Nogueira, é preciso pensar bem nas conexões e no que irá colocar nestas redes.
Quem o headhunter busca?

Por fim, vale lembrar que os headhunters geralmente buscam profissionais que possam ocupar cargos de nível gerencial em diante. Porém, diz Nogueira, isso não significa que alguém que esteja em outro patamar da carreira não possa ser abordado por este profissional.
No mais, destaca o especialista, é preciso esclarecer que não há um limite de idade para que uma pessoa seja abordada por um headhunter, pois mais do que ter uma determinada idade, o essencial é que o profissional tenha energia.






Bibliografia:http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/recolocacao-profissional/39247/
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/orientacoes-para-recolocacao-profissional/21618/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Headhunter
http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/headhunter-como-se-tornar-interessante-para-eles/32735/

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